Notícias

Acaba de chegar a Marxismo Vivo nº 5!

Nessa edição você encontrará os seguintes temas:

Dossiê sobre programa: são retomados aqui alguns dos principais debates da LIT até agora sobre a questão do programa revolucionário e sobre a atualização programática.

Dossiê sobre a Escola de Longjumeau: relato histórico sobre a principal escola de formação realizada pelo Partido Bolchevique, em 1912, na cidade de Longjumeau, arredores de Paris. Mostra como Lenin investiu na formação teórica para recompor o partido bolchevique, que vivia uma crise e estava diante da necessidade de enfrentar os mencheviques em uma série de questões-chave.

Seminário sobre Organização: traz as falas do segundo dia do Seminário sobre Organização, realizado pela direção da LIT em 2014. Este segundo dia foi dedicado ao problema do regime partidário, da relação entre democracia e centralismo, da flexibilidade da estrutura organizativa interna, ao papel dos dirigentes, a relação entre as distintas gerações dentro do partido etc. Além das falas, foram publicados também os principais textos utilizados no debate.

Resenha do livro "A invenção do povo Judeu", de Shlomo Sand: um resumo do livro do historiador israelense que propõe uma nova interpretação para a história do povo judeu, muito distinta daquela feita pelo sionismo e que serve como justificação ideológica para a opressão dos palestinos.
 

Agora que você já sabe um pouquinho do que tem nessa edição, adquira a sua!