Quem Somos

Nós por nós

A Editora Sundermann foi criada em setembro de 2003. Seu nome é uma homenagem ao casal José Luís e Rosa Sundermann, assassinados no dia 12 de junho de 1994, em São Carlos, interior de São Paulo. Foi um crime político jamais investigado, mas, em sua memória, seguimos lutando contra a impunidade e a perseguição aos movimentos sociais e ativistas.

Hoje, temos um projeto consolidado para a formação teórica e para a disputa ideológica pelo campo explícito e inabalável do marxismo como ciência para a transformação do mundo.

Também somos a editora que mais publica as obras de Leon Trotsky no Brasil, dentre as quais estão Minha Vida e História da Revolução Russa.

Fazem parte do nosso catálogo alguns dos mais renomados e dos maiores estudiosos do marxismo, como Pierre Broué (História da Internacional Comunista e O Partido Bolchevique) e Franz Mehring (Karl Marx – A história de sua vida), além de clássicos como as obras de Lenin, Nahuel Moreno, George Novack, James Cannon e diversos pensadores atuais do mundo e do Brasil.

Desde o início de nosso trabalho, tivemos a preocupação de pautar o tema das opressões. Os livros O gênero nos une, a classe nos divide e Gênero e Classe, de Cecília Toledo têm como tema central a opressão da mulher, que é um problema de classe, e não de gênero. O livro de Hiro Okita, Homossexualidade, da opressão à libertação, é um documento de 1981 que já combatia a lgbtfobia e sua intrínseca relação com o sistema capitalista ainda no período ditatorial. O livro O mito da democracia racial: um debate marxista sobre raça, classe e identidade, de Wilson Honório da Silva, descontrói a ideologia que há mais de um século é difundida no país. Já o livro Libertação negra e socialismo, de Ahmed Shawki, reafirma a necessidade de lutar contra o racismo e o capitalismo por uma sociedade socialista.

Damos uma atenção especial ao mundo árabe, e por isso lançamos a Coleção Al-Tadamoun al-Umami (Solidariedade Internacional), dos autores Ghassan Kanafani, Leila Al-Shami, Robin Yassin-Kassab e Ilan Pappé. Este último é autor do clássico A limpeza étnica da Palestina.

História, Economia, Ciência Política e Literatura são a base do nosso processo criativo.

Lutar por uma sociedade socialista é o nosso compromisso.

 

Jorge Breogan

Operário do livro

www.editorasundermann.com.br

(11) 98176-7944

Contato

Enredeço:
Avenida 9 de julho, 925
Bela Vista, SP - CEP 01313-000

Telefone: +55 11 986495443
Email: site@editorasundermann.com.br

Redes Sociais